EnglishPortugueseSpanish

Muito mais informaçãointeraçãothe mr. tv

MR. BLOG

Botafogo Futebol e Regatas. O Glorioso!

Salve o Glorioso!

Em 1904, nascia no bairro do Botafogo mais um clube novo de futebol, o Electro Club, de início esse era nome do centenário Botafogo Football Club. A sociedade surgiu a partir de uma conversa entre dois colegas em uma sala de aula do colégio Alfredo Gomes, na aula de álgebra. Flávio Ramos e Emmanuel Sodré, e a partir da ideia dos garotos nascia-se o primeiro devaneio de criar um clube, através de um papelzinho passado por Flávio a Emmanuel, e a partir assim nasce a ideia de um clube centenário.

Porém, o bilhete trocado entre os jovens foi parado pelo professor de matemática, sendo o general Júlio Noronha, que advertiu não ser aquele o momento mais apropriado para conversas daquele tipo, ressaltando, porém, que apoiava qualquer ideia relativa à prática de esportes.

Os garotos que moravam no bairro de Botafogo, se juntaram com alguns de seus amigos numa residência no Largo dos Leões para assim, inaugurar o Electro Club. Sendo esse o primeiro nome dado ao Botafogo, pois inicialmente a ideia dos garotos era de cobrar uma mensalidade e por pura conhecidencia, acharam um talão de um clube com o nome de Electro Club, na qual por já ter os talões, para as mensalidades decidiram adotar esse nome. Porém o recém fundado Electro Club se deu por finda no dia 18 de setembro, em uma das assembleias dos meninos na casa da avó de Flávio, Dona Chiquitota, que através de um sugestão da  vovó, aconselhou os jovens a nomearem o clube como botafogo, por ser o local de residência em comum entre todos eles. E a partir do conselho de Dona Chiquitota, assim foi concretizado, a partir do dia 18 de setembro, o antes Electro Club passou a se chamar Botafogo FC.

O primeiro jogo amistoso do novo Botafogo, aconteceu no dia 2 de outubro mais especificamente no ano de 1904, que teve como rival o Athletic Club, no da bairro Tijuca, na capital carioca: sendo o Botafogo o azarado da vez, perdendo de 3 x 0. E obteve vitória apenas no segundo jogo, no ano de 1905 no dia 21 de maio, sobre o Petropolitano, vencendo a partida com um placar apertado de 1 a 0, sendo o goleador da partida Flávio Ramos. No ano de 1906, o Botafogo Futebol Clube marcou presença em seu primeiro Campeonato Carioca e acabou se consagrando o primeiro a obter esse título na cidade, conquistando assim a Taça Caxambu. No próximo ano, finalizou empatado com o Fluminense, sendo assim, campeão e apenas no ano de 1996 o título foi reconhecido.

O primeiro Campeonato Carioca na qual o clube obteve e pode comemorar após o último apito foi no ano de 1910. Com uma de suas campanhas mais impecáveis, na qual obteve a vitória por sete goleadas, além de se consagrar campeão, o time recebeu o apelido de Glorioso. Dois anos após essa incrível goleada, foi mais uma vez campeão carioca.

Na década de 30, outro período glorioso do time. Conquistando entre os anos de 1932 a 1935 o tetracampeonato carioca, sendo na época, algo inédito no futebol carioca. E assim surge o Botafogo Football Club, que após trinta e oito anos desde seu surgimento se fundiu ao outro Botafogo, o de Regatas, dando assim o passo inicial para o Botafogo de Futebol e Regatas

O clube Botafogo de Futebol e Regatas surgiu de maneira oficial no dia 8 de dezembro no ano de 1942, a partir da união de dois clubes com o mesmo nome: o Club de Regatas Botafogo e o Botafogo FC. Por serem times do bairro de Botafogo, ambos possuíam sede no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Após a união, ocorreu três modificações: a bandeira deixou de ter o escudo com letras entrelaçadas do Botafogo FC e teve para si a do Club de Regatas Botafogo; o time iniciou sua nova jornada utilizando calções pretos e a sua flâmula ganhou um retângulo preto, com uma estrela branca acima. Na década de 30, durante a divisão entre seus jogadores amadores e seus jogadores profissionais, o Botafogo obteve o único tetra do Campeonato Carioca, representado por suas quatro estrelas no escudo de sua camisa. Porém, nos dias atuais, o Botafogo não faz mais uso dessas estrelas, utilizando somente a do escudo e fazendo válido o apelido de Estrela Solitária.

 

Acompanhe todos os jogos do Botafogo! -  Planos The Mr. TV

 

Hino Oficial do Botafogo

Botafogo, Botafogo

Campeão desde 1910

Foste herói em cada jogo

Botafogo

 

Por isso que tu és

E há de ser

Nosso imenso prazer

Tradições

 

Aos milhões tens também

Tu és o glorioso

Não podes perder

Perder para ninguém

 

Noutros esportes

Tua fibra está presente

Honrando as cores

Do Brasil e da nossa gente

 

Na estrada dos louros

Um facho de luz

Tua estrela solitária

Te conduz

Conquistas/títulos do Botafogo

Seu primeiro título se deu no ano de 1948, com Carlito Rocha sendo o atual presidente da época e o cachorro Biriba como seu mascote, consagrando sua vitória no estádio General Severiano no Expresso da Vitória, do Vasco da Gama. Nos anos seguintes, o Botafogo obteve diversas vitórias e vários ídolos que ajudaram a escrever a história do clube. No ano de 1957, seu título se deu sobre o Fluminense, com uma incrível goleada de 6 a 2 sobre o tricolor. O time do Bairro de Botafogo contou em seu elenco, craques como Garrincha, Nilton Santos, Didi, Quarentinha, Amarildo, Paulo Valentim e Zagallo, levando para casa, três Campeonatos Estaduais, três campeonatos Rio-São Paulo e sendo utilizado como base para a Seleção Brasileira sendo vencedor nas Copas do Mundo em 1958 e 1962. Outro momento glorioso do clube foi nos anos de 1967-1968, na qual obteve o bicampeonato carioca e levou a Taça Guanabara para casa e seu primeiro campeonato brasileiro (Taça Brasil) em no ano de 68. E em Caracas, conquistou seu tricampeonato mundial.

O retorno de seus títulos se deu no ano de 1989 mais especificamente no dia 21 de junho, em uma vitória histórica de 1 x 0 sobre o Mengão, quebrando um período de vacas magras de 21 anos possuindo uma campanha invicta. No próximo ano veio o bi, e no ano de 1993, a Copa Conmebol, assim, sagrando o Botafogo o primeiro clube do Rio de Janeiro a possuir  um título internacional no Maracanã.

Há 26 anos atrás, no ano de 1995, levou para casa uma vitória no Campeonato Brasileiro, tendo como comandante do clube Túlio, Gonçalves e Donizete, entre outros nomes. No ano de 1997, os torcedores do Glorioso comemoram a grande conquista da Taça Guanabara (com 100% de aproveitamento), da Taça Rio e do Campeonato Estadual de 1997. E para fechar a década com chave de ouro, obteve o tetracampeonato do Rio-São Paulo no ano de 1998.

Como nada nunca foi fácil para o glorioso Botafogo, o clube novamente passou por momentos difíceis. De longe, a maior delas foi a regressão para a Segunda Divisão no ano de 2002. Porém, no próximo ano, abraçado por seus torcedores, o time garantiu o acesso. E no ano de 2006, o time levou para casa a Taça Guanabara e o Carioca. 

No período entre os anos de 2007 e 2008 ergueu novamente a Taça Rio e em 2009 mais uma vez, levou para casa a Taça Guanabara, sendo finalista por três vezes consecutivas. No ano de 2010, o Botafogo foi campeão Carioca de maneira histórica, obtendo uma goleada de 6 a 0 em cima do Vasco da Gama para assim sagrando sua conquista das Taças Guanabara e Rio e do Estadual, sem necessidade de final. Em uma partida decisiva, uma vitória de 2 a 1 em cima Flamengo, com cavadinha de Loco Abreu e Jefferson como defensores dos pênaltis de Adriano.

No ano de 2013, o Botafogo novamente conquistou o Campeonato Carioca de maneira perfeita. O time venceu a Taça Guanabara e a Taça Rio, levando de maneira antecipada o título para casa.

Logo após um período turbulento, o Botafogo resgatou sua confiança no ano de 2015. Com uma campanha quase que impecável, sendo campeão da Série B e garantiu seu retorno à nata do futebol brasileiro.

Já em 2018, o Botafogo conquistou o título carioca que veio repleto de emoção, com gol decisivo de Carli nos últimos 60 segundos e conquista nos pênaltis, com Gatito Fernández.

Principais títulos separados por categorias:

  • Campeonatos Estaduais: Campeonato Carioca 21 títulos, Taça Guanabara-Seletiva Taça Brasil 2 títulos, Torneio Início 8 títulos
  • Campeonatos interestaduais: Torneio Rio-São Paulo 4 títulos, Copa dos Campeões Rio-São Paulo
  • Campeonatos Brasileiros: Campeonato Brasileiro 2 títulos, Campeonato Brasileiro – Série B
  • Copas do Brasil:
  • Títulos internacionais: Copa Conmebol
  • Títulos extras: Único clube brasileiro campeão em 3 séculos: 1899, Brasil Primeiro club de regatas do Rio de Janeiro campeão brasileiro: 1902, Brasil Maior Goleada do Futebol Brasileiro: 1909, Botafogo de Futebol e Regatas, Primeiro Clube Brasileiro a vencer uma Seleção Nacional: 1930, Rio de Janeiro, Maior goleada em finais do Campeonato Carioca: 1957, Campeão de Terra, Mar e Ar: 1962, entre outros.

 

Acompanhe todos os jogos do Botafogo! -  Planos The Mr. TV

 

TheMrTv Futebol Clube. Assista seu time ao vivo    

Quer assistir ao vivo campeonatos como, o Campeonato brasileiro, a Copa do Brasil e até mesmo o Campeonato carioca? A Thermrtv lhe trouxe a solução! Somos uma plataforma de streaming para aqueles que não querem ou não têm tempo para assistir televisão ao vivo. Possuímos mais de 20.000 em conteúdos dispostos em nossa plataforma, possuímos desde filmes e séries até mesmo canais de canal ao vivo. Assista a filmes, séries e jogos ao vivo hoje!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Olá, visitante

Previous
Next

A Mr. TV
agradece a sua preferência.