É o mengão!
Ao final do século XIX o Rio de Janeiro era completamente dominado pelo remo. Sendo que nessa época, o futebol era apenas um devaneio para alguns clubes, mas mesmo assim com um certo pé atrás, com relação ao esporte, pois a população carioca da época talvez não tenha se identificado tanto com o esporte. A ideia da criação de um grupo organizado nasceu entre jovens do bairro do Flamengo, mais especificamente, no Café Lamas, no Largo do Machado, sendo seu principal objetivo competir com clubes de outros bairros do Rio de Janeiro.
Os jovens compraram um barco, e colocaram o nome de “Pherusa” e o restauraram.
No ano de 1895, mais especificamente no dia 6 de outubro os jovens, juntamente com Maurício Rodrigues Pereira e Joaquim Bahia, saíram do bairro chamado Ponta do Caju, e mesmo com um clima ruim, seguiram com destino à Praia do Flamengo, o tempo era tão desfavorável para com os garotos que o velho barco, recém reformado acabou virando. Um dos integrantes do grupo nadou até a praia para conseguir socorro para os garotos e algumas horas depois a ajuda finalmente chegou, porém a tempestade findou-se rapidamente e outra embarcação, o “Leal”, resgatou os rapazes e os destroços que haviam sobrado da velha Pherusa. O que não foi suficiente para fazer com que os jovens desistissem, e logo após todos esses acontecimentos foi novamente iniciada uma nova restauração da velha embarcação, mas por fim, ela foi roubada e desapareceu.
Mas os jovens estavam determinados, e um novo barco foi adquirido e foi nomeado como “Scyra”. Na noite do ano de 1895, mais especificamente no dia 17 de novembro, diversas pessoas se aglomeravam no corredor da casa de número 22 da Praia do Flamengo, onde Nestor de Barros, um dos fundadores do grupo, residia em um dos aposentos. Naquele mesmo local, há muito tempo, era o lar da “Pherusa”, e agora abriga “Scyra”. A assembleia teve como objetivo principal a fundação do Grupo de Regatas do Flamengo. Sendo que nessa mesma noite foi escolhida a primeira diretoria do Flamengo.
Além desse grupo seleto escolhido, foram reconhecidos como sócios-fundadores, José Agostinho Pereira da Cunha, Napoleão Coelho de Oliveira, Mário Espínola, José Maria Leitão da Cunha, Carlos Sardinha, Maurício Rodrigues Pereira, Desidério Guimarães, Eduardo Sardinha, Emido José Barbosa, José Félix Cunha Meneses, George Leuzinger, Augusto Lopes da Silveira, João de Almeida Lustosa e José Augusto Chairéo, sendo que os três últimos desfalcaram com a assembleia, mas mesmo assim, em respeito foram considerados como sócios-fundadores. Na reunião já ficou claro que a data oficial da fundação do clube seria 15 de novembro, sendo feriado nacional.
De início a paleta de cores iniciais do time, eram o azul e ouro em listras horizontais bem largas, porém, cerca de três anos depois, em 1898, por proposta de Nestor de Barros, houve mudança para as cores vermelho e preto, que seguem como oficiais até os dias de hoje.
Graças a incentivos, novas embarcações foram adquiridas e o Fla começou a ganhar reconhecimento nas competições na qual participava. Na Primeira Regata do Campeonato Náutico do Brasil, no ano de 1898, mais especificamente no dia 5 de junho, alcançou a sua primeira vitória. Até então o clube só tinha tido êxito em conseguir colocações secundárias e diversos segundos lugares, o que lhe trouxe o apelido de “Clube de Bronze”.
Anos depois, a partir de 1902 o remo começou a dividir espaço com o futebol, com relação ao apoio popular. Sendo assim, com a popularização do futebol, os então associados do Flamengo acabaram tornando-se assim, sócios do Fluminense para acompanhar o tão novo, futebol, e os do clube das Laranjeiras foram então, a fim de acompanhar as regatas. Alberto Borgerth é um ótimo exemplo com relação a isso, pois pela manhã remava pelo Flamengo e ao entardecer vestia a camisa do seu clube, o Fluminense. E no ano de 1902, diante de seu progresso, houve a mutação para Clube de Regatas do Flamengo.
Porém, no ano de 1911, ocorreu uma cisão no Fluminense e diversos jogadores do Flu migraram para o Mengão, em reunião realizada do dia 8 de novembro do mesmo ano, assim fundaram um departamento de esportes terrestres, com Alberto Borgerth na direção. A desavenças entre Oswaldo Gomes e muitos dos jogadores do primeiro elenco do Fluminense foi a razão da balbúrdia. Inicialmente, a ideia era um simples abono ao Botafogo, mas como o alvinegro, naquela época, os tinha como os maiores rivais do Tricolor Carioca, a ideia foi rapidamente descartada. Após isso, tiveram a ideia de oferecer reforços ao time inglês, o Paysandu, porém também foi negado, por ser um clube exclusivamente composto por ingleses. Por fim, surge a brilhante ideia de Borgerth, de se criar uma seção de futebol no Flamengo. A proposta foi aprovada pelo conselho e consagrada para o clube, realizada no dia 8.
Algo curioso na trajetória do Clube de Regatas do Flamengo é que um de seus atletas do remo, havia se arriscado no futebol. No ano de 1903, no dia 25 de outubro, bem antes do surgimento do departamento de futebol do Flamengo, os seus remadores flamenguistas se fundiram com os colegas de esporte do Botafogo para a disputa de um jogo amistoso de futebol.
No ano de 1927, um concurso foi ascendido pela água mineral Salutaris e pelo Jornal do Brasil tendo como objetivo de eleger o “clube mais querido do Brasil”. Os torcedores deveriam redigir o nome do seu time favorito no rótulo da garrafa d’água, ou no cupom no jornal, e despachado preenchido para a sede do Jornal do Brasil, na capital carioca. O clube vencedor levaria para casa a deslumbrante Taça Salutaris e ainda o grandioso título de clube mais querido do Brasil. Ao final da apuração dos votos, o Flamengo FC somou 254.850 votos, vencendo a tão almejada disputa. Se você quiser conhecer a Taça Salutaris atualmente, você pode encontrá-la na sala de troféus do Clube de Regatas do Flamengo, em um local de destaque, localizado ao lado de taças como a da Copa Libertadores da América e da Taça Intercontinental de 1981.
Você sabia, que na época da Segunda Guerra Mundial, ajudou a popularizar o Flamengo, Brasil a fora? Na época da segunda guerra mundial, os Estados Unidos tinham o Brasil como aliado, e graças a essa aliança, foram instaladas nas capitais Natal-RN e Belém-PA, antenas instaladas pelos americanos, sendo duas antenas de altíssima captação para capturar sinais enviados dos navios inimigos. Só que, essas antenas de guerra proporcionaram à população a transmissão de jogos, via rádio, para o Norte e o Nordeste do país.
E como na época, a capital brasileira, era o Rio de Janeiro, o que acontecia e repercutia nas terras da cidade maravilhosa eram de extrema importância para as outras partes do Brasil. Sendo que, na época, o rádio era o canal de comunicação mais utilizado para notícias e também para as tão amadas transmissão de esportes. Por esses motivos, as vitoriosas campanhas do campeão carioca nos estaduais do começo da década de 40 se espalharam de tal maneira, que o transformou no queridinho brasileiro.
E atualmente, estudos e pesquisas dos mais diversos institutos especializados, afirmam que o Flamengo continua sendo e é o clube de maior torcida em âmbito estadual e nacional.
Hino do Clube de Regatas do Flamengo
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo
Flamengo sempre eu hei de ser
É meu maior prazer vê-lo brilhar
Seja na terra, seja no mar
Vencer, vencer, vencer!
Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer!
Na regata, ele me mata
Me maltrata, me arrebata
De emoção no coração!
Consagrado no gramado
Sempre amado, o mais cotado
No Fla-Flu é o Ai, Jesus!
Eu teria um desgosto profundo
Se faltasse o Flamengo no mundo
Ele vibra, ele é fibra
Muita libra já pesou
Flamengo até morrer eu sou!
Alguns dos diversos titulos do Flamengo
Por ser um time centenário, o Flamengo possui diversos momentos de glória em sua jornada. Seus maiores destaques vão para as conquistas da Copa Intercontinental, sendo o único clube carioca, a ter conquistas no âmbito internacional, e reconhecido pela FIFA. das Copas Libertadores da América de 1981 e de 2019, e novamente o único clube carioca a ter conquistado por duas vezes a competição, e sendo um dos sete do Brasil, a tê-la conquistado mais de uma vez, além de possuir uma Recopa Sul-Americana, uma Copa Mercosul e uma Copa de Ouro Nicolás Leoz, o que coloca o clube carioca na quinta posição no ranking de títulos internacionais de clubes brasileiros. Quando o assunto é Copa Libertadores da América o clube carioca e o Independiente, são os dois únicos clubes que garantiram 100% de aproveitamento na final da Copa, e dentre os clubes que foram mais de uma vez finalista na competição, é o quinto com maior aproveitamento na competição.
Dentre suas diversas conquistas em território nacional, o Flamengo é, oficialmente dono de sete títulos do Campeonato Brasileiro (1980, 1982, 1983, 1992, 2009, 2019 e 2020) — além da polêmica Copa União de 1987—, três títulos da Copa do Brasil, duas Supercopas do Brasil e uma Copa dos Campeões, dentre diversos outros.
Conquistas/títulos do Mengão separados por categorias:
- Campeonatos Estaduais: Campeonato Carioca – (36 títulos), Taça Guanabara – (23 títulos), Taça da Capital do Rio de Janeiro – 1991 (invicto) e 1993, Copa Rio – 1991, Torneio Extra do Rio de Janeiro – 1934, Torneio Aberto do Rio de Janeiro – 1936 (invicto), Torneio Relâmpago do Rio de Janeiro – 1943, Copa Record – 2005, Torneio Início do Campeonato Carioca – (6 títulos).
- Campeonatos interestaduais: Torneio Rio-São Paulo – 1940 e 1961, Taça dos Campeões Estaduais – 1956, Copa dos Campeões Regionais – 2001.
- Campeonatos Brasileiros: Campeonato Brasileiro (8 títulos), Supercopa do Brasil – 2020 e 2021, Copa dos Campeões Mundiais – 1997 (invicto), Taça dos Campeões Brasileiros – 1992, Torneio do Povo – 1972.
- Copas do Brasil: Copa do Brasil – 1990 (invicto), 2006 e 2013
- Títulos internacionais: Mundial interclubes – 1981, Taça Libertadores da América – 1981 e 2019, Copa Mercosul – 1999, Copa Ouro Sul-americana – 1996 (invicto), Recopa Sul-Americana – 2020.
- Títulos extras: Torneio Internacional do Rio de Janeiro – 1954 e 1955, Torneio Internacional do Morumbi – 1957, Torneio Internacional de Verão – 1970 e 1972, Torneio QUadrangular Internacional de Goiás – 1975
Themrtv Futebol Clube. Assista seu time ao vivo!
Quer assistir ao vivo campeonatos como, o Campeonato brasileiro, a Copa do Brasil, o Campeonato carioc e até mesmo Fla ao vivo? A Thermrtv lhe trouxe a solução! Somos uma plataforma de streaming para aqueles que não querem ou não têm tempo para assistir televisão ao vivo. Possuímos mais de 20.000 em conteúdos dispostos em nossa plataforma, possuímos desde filmes e séries até mesmo canais de canal ao vivo, então se você é fã do Futebol carioca, e quer assistir o Flamengo ao vivo, a Themrtv foi feita para você! Assista a filmes, séries e jogos ao vivo hoje!