É o Galo!!!
O Clube Atlético Mineiro, comumente conhecido como Galo Mineiro, é um dos maiores clubes de toda a América. Clube na qual foi fundado no ano de 1908, inicialmente o clube, era chamado de Athlético Mineiro Football Club e de primícia, sua paleta de cores deveriam ser, o verde e branco, porém, essa ideia inicial foi deixada de lado e por fim suas cores foram fixadas como o preto eo branco (Alvinegro). O time é um dos mais populares, conhecidos, de todo o Brasil e segundo diversas pessoas, o Atlético Mineiro é o maior clube do estado de Minas Gerais, um dos clubes com a maior visibilidade de seu estado.
Mesmo possuindo diversas conquistas nas mais variadas modalidades esportivas, o Clube Atlético Mineiro tem como destaque o futebol. Suas conquistas são inúmeras, sendo suas maiores conquistas a Copa Libertadores da América, da Recopa Sul-Americana, e a Copa do Brasil, superando seu maior rival, o Cruzeiro Esporte Clube, se consagrando campeão do futebol mineiro.
Como citado acima, o Atlético MG foi fundado no ano de 1908, mais especificamente no dia 25 de março por um grupo de estudantes na capital mineira, Belo Horizonte. Após um tempo médio de um ano após o seu nascimento, o Galo iniciou sua primeira partida, de maneira oficial, levando a vitória em cima do Sport Club Foot-Ball com um placar de três a zero. Alguns anos depois, a Liga Mineira de Esportes deu início a primeira competição oficial no estado de Minas Gerais, nomeada como Taça Bueno Brandão. Torneio na qual contou com patrocinadores como o governador Júlio Bueno Brandão, sendo o Atlético campeão. E no próximo ano, realizou pela primeira vez o Campeonato Mineiro, contando com o Atlético como vencedor.
Em um curto espaço de tempo, o América Futebol Clube, time igualmente mineiro, findou com uma possível predominância do time, levando para casa incríveis dez títulos mineiros, de maneira consecutiva. Neste período nascia o Clássico das Multidões. Para tornar-se novamente o personagem principal do futebol mineiro, o Galo conseguiu a incrível façanha de contratar para seu time, entre as mais famosas linhas de ataque do futebol do periodo, o Trio Maldito, levando para casa 4 títulos do Campeonato Mineiro. Próximo aos anos 30, depois de mais de 3 títulos estaduais, a rivalidade entre Atlético e Cruzeiro se exasperava cada vez mais, assim, dando início ao Clássico Mineiro. Na época, nasciam clubes tradicionalistas como o Villa Nova, Caldense, Boa Esporte, Tombense, Tupi, Democrata e a URT.
O clube mineiro foi um dos primeiros clubes a realizar excursões mundo afora, realizando nada mais nada menos que 26 viagens ao redor das Américas, a África, a Ásia e a Europa, e trouxe para casa títulos de campeonatos como, o Campeonato do Gelo e o torneio do Campeão dos Campeões.
Sendo o galo um dos campeões no Campeonato Brasileiro de Futebol. No ano de 1971, contrariando o favoritismo popular em clubes como Flamengo, Santos e Corinthians, o Atlético concretizou-se vencedor da primeira edição do campeonato. E um ano após esse acontecimento o time possuía uma relação de jogadores ainda mais forte, mas acabou derrotado em finais de extrema polêmica para o Flamengo e São Paulo.
Hino oficial do Atlético Mineiro
Nós somos do Clube Atlético Mineiro
Jogamos com muita raça e amor
Vibramos com alegria nas vitórias
Clube Atlético Mineiro
Galo Forte Vingador
Vencer, vencer, vencer
Este é o nosso ideal
Honramos o nome de Minas
No cenário esportivo mundial
Lutar, lutar, lutar
Pelos gramados do mundo pra vencer
Clube Atlético Mineiro
Uma vez até morrer
Nós somos campeões do gelo
O nosso time é imortal
Nós somos campeões dos Campeões
Somos o orgulho do esporte nacional
Lutar, lutar, lutar
Com toda nossa raça pra vencer
Clube Atlético Mineiro
Uma vez até morrer
Clube Atlético Mineiro
Uma vez até morrer
Nós somos campeões do gelo
O nosso time é imortal
Nós somos campeões dos Campeões
Somos o orgulho do esporte nacional
Lutar, lutar, lutar
Com toda nossa raça pra vencer
Clube Atlético Mineiro
Uma vez até morrer
Clube Atlético Mineiro
Uma vez até morrer
Clube Atlético Mineiro
Uma vez até morrer
Conquistas/títulos do Atlético Mineiro
Mesmo efetuando uma ótima campanha na Copa Libertadores da América e da Copa Mercosul em 2000 e uma baita campanha no Brasileiro de 2001, assim como todos os grandes clubes de futebol, o Galo passou por diversos momentos de altos e baixos. Após uma péssima campanha no ano de 2005, o Atlético pela primeira vez em sua história passou por um rebaixamento. Após uma veloz recuperação, contando com o título da Série B, o clube passou por uma imensa reformulação, mantendo-se na nata do futebol brasileiro, onde se mantém até os dias de hoje.
Tendo como objetivos um título de ênfase, a diretoria investiu pesado em novos jogadores, comissão técnica e categorias de base. O que não trouxe ao time um retorno imediato, o que transformou-se em uma grande pressão dos atleticanos. Apesar das adversidades, o time a partir do ano de 2012 começou a fazer sucesso, contando com um elenco que o torcedor alvinegro nunca esqueceria: Victor, Réver, Marcos Rocha, Júnior César, Leonardo Silva, Pierre, Danilinho, Jô, Bernard e Ronaldinho Gaúcho, além de seu técnico Cuca.
Contando com um elenco nesse nível, o Atlético levou para casa o vice-campeonato na nata do futebol, além de obter, segundo a opinião de diversas pessoas, seu título de maior glória, a Copa Libertadores da América. Possuindo viradas magníficas no Independência e no Mineirão, de maneira heroica o time obteve o título, e transformando o goleiro Victor, de um jogador comum, que passou pelo Grêmio, para um Santo, ao contar com defesas em diverso pênaltis sendo um deles de maneira especialíssima: Obtendo o placar suficiente para ir para a partida decisiva com o Tijuana para os pênaltis, o Galo perdeu um pênalti, e o goleiro Victor fez o impossível – com o pé direito, salvou a equipe mineira, numa defesa histórica.
Um ano depois, seu investimento deu retorno: A conquista da Recopa Sul-Americana e pela primeira vez a Copa do Brasil, sendo a última sendo uma vitória sobre o Palmeiras, e com viradas históricas sobre Corinthians e Flamengo, pois a partida estava praticamente perdida o jogo para estes na ida por 2 a 0, e, mesmo assim, saindo perdendo em casa na volta, efetuou duas viradas fenomenais para 4 a 1 e se classificando da mesma maneira por duas vezes. E na grande final, conseguiu derrotar o seu rival histórico, o Cruzeiro.
No ano de 2016, o torcedor atleticano teria novamente motivos para comemorar, na qual obteve a inédita conquista do Torneio da Flórida. Nessa temporada , no período inicial do ano, obteve vitória sobre o Schalke 04 da Alemanha e o Corinthians. Na época seu treinador era o Diego Aguirre, que por tristes motivos não obteve resultados satisfatórios após a conquista dos títulos. E ainda sim, o Atlético fez ótimas contratações, como a do craque Robinho.
Mudando de técnico, para o Marcelo Oliveira, técnico que teve uma história próxima com o clube mineiro, que teve contratações como o jogador Fred, antes vestia a camisa do Fluminense, em busca de reforços para as acirradas disputas de campeonatos futuros. Que não se contentou com o reforço de Fred, e contou com Cazares e Erazo, da seleção equatoriana, para reforçar mais ainda o elenco.Disputando pela vitória do Campeonato Brasileiro de Futebol (contra Palmeiras, Flamengo e Santos) e também pela Copa do Brasil, na qual tornou-se vice-campeão com o gaúcho, Grêmio. E ao final da temporada, o clube resolveu trocar o técnico Marcelo por Roger Machado, após 2 jogos com o interino Diogo Giacomini.
Aos comandos de Roger, a equipe concretizou um título estadual sobre o Cruzeiro e tendo a melhor campanha da fase de grupos da Copa Libertadores 2017. Porém, após um momento ruim, acabou por eliminar tanto pela competição entre os times do continente quanto pela Copa do Brasil. Buscando o técnico por Rogério Micale, o
O time foi atrás da recuperação no Campeonato Brasileiro.
Principais títulos separados por categorias:
- Campeonatos Estaduais: Campeonato Mineiro 45 títulos, Taça Minas Gerais, 1975, 1976, 1979, 1986 e 1987, Taça Belo Horizonte 1970, 1971 e 1972, Torneio dos Campeões da FMF 1974, Torneio Incentivo Mineiro – FMF 1993, Torneio Início, 1928, 1931, 1932, 1939, 1947, 1949, 1950 e 1954
- Campeonatos Brasileiros: Campeonato Brasileiro 1971, Copa dos Campeões Estaduais 1937, Copa dos Campeões do Brasil 1978, Campeonato Brasileiro – Série B 2006
- Copas do Brasil: Copa do Brasil 2014
- Títulos internacionais: Florida Cup (2016), Taça Millenium (1999 – EUA), Three Continent`s Cup (1999 – Vietnam), Torneio de Cádiz (1990 – Espanha), Torneio de Berna (1983 – Suíça), Torneio de Leon (1972 – México)
- Títulos extras: 9º Melhor Clube da América do Sul na década 2011-2020
TheMrTv Futebol Clube. Clique aqui e assista seu time ao vivo
Quer assistir ao vivo campeonatos e jogos como, o Atlético mineiro ao vivo, Campeonato brasileiro, a Copa do Brasil e até mesmo o Campeonato Mineiro? A Thermrtv lhe trouxe a solução! Somos uma plataforma de streaming para aqueles que não querem ou não têm tempo para assistir televisão ao vivo. Possuímos mais de 20.000 em conteúdos dispostos em nossa plataforma, possuímos desde filmes e séries até mesmo canais de canal ao vivo. Assista a filmes, séries e jogos do Galo ao vivo hoje!