EnglishPortugueseSpanish

Muito mais informaçãointeraçãothe mr. tv

MR. BLOG

História por trás do Cruzeiro Esporte Clube, o maior clube mineiro!

O Cabuloso!

O Cruzeiro Esporte Clube que conhecemos nos dias de hoje, nasceu no dia 2 de janeiro de 1921, por desportistas membros da colônia italiana da capital Mineira, o Cruzeiros Esporte Clube, antes Società Sportiva Palestra Itália, durante sua jornada de 100 anos, teve sua história repleta de vitórias e conquistas, o que o torna o maior clube de futebol do estado de Minas Gerais sendo também um dos maiores do Brasil. Nesse período inicial, por ser um clube de origem italiana, a paleta de cores inicial do clube eram as mesmas cores da bandeira italiana, verde, branco e vermelho.

No ano de 1923 o recém criado clube já tinha adquirido um quarteirão inteiro da Prefeitura de Belo Horizonte pelo valor de cerca de 50 mil réis (moeda na qual era utilizada na época). Na estreia do mais novo estádio da capital mineira, o campeão carioca, Flamengo. O dia da realização da partida foi estrategicamente marcado para o dia 23 de setembro, pois era um dia próximo a celebração do dia nacional da Itália (20/9). O futuro Cruzeiro, que possuía uma linha de frente, formada por Piorra, Nani, Heitor, Ninão e Armandinho, um de seus maiores fortes, contou com reforço de três atletas de seu colega italiano da capital Paulista, o Palestra Itália de São Paulo: o zagueiro Gasparini, o meio-campista Severino e o atacante Heitor. Os gols marcados pela equipe belo-horizontina foram de Ninão (2) e Heitor, enquanto Benevenuto, Agenor e Mário anotaram para os cariocas.

Durante sua constituição, o clube possui alguns diferenciais, na qual foram de grande valia para a popularização e para a expansão do clube. Segundo Bruno Furtado e Thiago Madureira, no início de sua existência, por ser um clube na qual seus fundadores eram ítalo-brasileiros, o Cruzeiro também deu espaço para que os funcionários de construção civil também fizessem parte do time time, o que fez com que o clube se destacasse por possuir membros da classe trabalhadora. 

Antes desse dado acontecimento havia um conjunto de regulamentos do clube, que restringia que jogadores de outras nacionalidades, que não a italiana, ingressassem no clube. Porém, essa “lei” do clube, foi reivindicada no ano de 1925 e no mesmo período, aconteceu a primeira modificação no nome do clube para a língua portuguesa: Sociedade Esportiva Palestra Itália. A partir daí, o clube que por natureza, era estritamente italiano, tornou-se brasileiro.

Desde os períodos iniciais, as primeiras conquistas e ídolos relevantes primeiros do antigo palestra Palestra, como o tricampeonato estadual de 1928, 1929 e 1930, na qual possuía um elenco, que contava com os lendários Ninão, Nininho, Bengala e Piorra.

Mas graças ao apoio do Brasil aos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial que o clube se tornou brasileiro de vez, pelo motivo dos Estados Unidos estarem contra a Alemanha Nazista, e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). E no início do ano de 1942, o governo brasileiro decretou que a partir dali tornava-se proibido o nome ou referência ao nome de países inimigos. Sendo assim, a antiga Sociedade Esportiva Palestra Itália, que faz referência à Itália, um país inimigo na época, teve que mudar de nome, e passou a se chamar de Palestra Mineiro. Mas no mesmo ano, ocorreu outra mudança nominal: ao findar do mês de setembro de 1942, o time passou a se chamar Ypiranga, porém, apenas uma partida foi jogava com esse novo nome, pois em pouco mais de 7 dias, no dia 7 de outubro de 1942, seu nome atual e definitivo foi concebido: Cruzeiro Esporte Clube, em homenagem à constelação Cruzeiro do Sul. E não satisfeitos com a mudança de nome, as cores do clube também foram modificadas para azul e branco.

Entre as décadas de 1940 e 1950, após as suas vitórias no campeonato mineiro 1943, 1944 e 1945, o clube passou por uma crise financeira, entrando de cabeça no fundo do poço. O mais complexo para esses jovens garotos era como atuar de maneira extremamente presente na direção do clube. A solução que na época eles achavam, que parecia poder ajudar o clube a sair da lama, era adorar práticas distintas ao futebol.

E no ano de 1955 o Conselho do clube levou a pauta da reunião geral a remoção do clube do futebol e a exclusão do esporte no clube, registrada no edital de convocação.

Mas mesmo, fortalecendo outras modalidades esportivas, obviamente que o futebol do Cruzeiro prevaleceu ativamente, contando com participação nos campeonatos estaduais, mas sem grande aproveitamento. 

E no ano de 1965, o clube mineiro começou a aparecer no cenário nacional e mundial como uma imensa potência. A história do clube mineiro pode ser divisível entre antes e depois do ano citado acima. O curioso é que nesse mesmo período, podemos traçar um ponto de inflexão na história do futebol mineiro, pelo motivo de que no ano de 1965 ocorreu a inauguração do estádio José de Magalhães Pinto, o tão famoso Mineirão. O Campeonato Mineiro de 1965 se deu como iniciado no mês de julho, cerca de 60 dias antes da inauguração do Mineirão. Até então, o Cruzeiro ainda não tinha se ajustado e não teve um bom desempenho no campeonato mineiro. A partir da inauguração do estádio, as coisas começaram a mudar para o time mineiro. Graças a inspiração de jogar na casa nova, o time passou por uma metamorfose, passando a desfilar um futebol de respeito.

Nas décadas seguintes dos acontecimentos acima, o que se nota é o crescimento de um clube gigante, particularmente depois da inauguração do Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão, onde o campeão mineiro conquistou seus principais títulos da história do futebol de Minas Gerais. Contando com craques como Tostão, Piazza, Dirceu Lopes, Raul, Zé Carlos, Palhinha, Joãozinho, o fenômeno Ronaldo, Sorín, Alex, Fábio e dentre diversos outros, o time passou a ser um dos clubes sendo um dos maiores clubes nacionais, com conquistas mundo afora.

Acompanhe todos os jogos do Cruzeiro! - Planos The Mr. TV

 

Hino do Cruzeiro Esporte Clube:

Existe um grande clube na cidade,

Que mora dentro do meu coração.

E eu vivo cheio de vaidade,

Pois na realidade é um grande campeão.

Nos gramados de Minas Gerais,

Temos páginas heróicas e imortais,

Cruzeiro, Cruzeiro querido,

tão combatido, jamais vencido.

Existe um grande clube na cidade,

Que mora dentro do meu coração.

E eu vivo cheio de vaidade,

Pois na realidade é um grande campeão.

Nos gramados de Minas Gerais,

Temos páginas heróicas e imortais,

Cruzeiro, Cruzeiro querido,

Tão combatido jamais vencido.

 

Títulos e conquistas do maior de Minas!

Os principais títulos do clube mineiro são: dois títulos da Copa Libertadores (1976 e 1997), dois da Supercopa (1991 e 1992), um da Recopa (1999), um da Copa Ouro (1995) e um da Copa Master (1995). No âmbito nacional, o time da terra do pão de queijo foi quatro vezes campeão brasileiro (1966, 2003, 2013 e 2014) e, em seis outras oportunidades, levou para casa os títulos da Copa do Brasil (1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018).

Além dessas conquistas, o Cruzeiro é internacionalmente conhecido por sua impecável estrutura e sendo apontado como um dos maiores reveladores de novos talentos para o futebol, como por exemplo, aconteceu com craques como Ronaldo, Maicon, Gomes, Luisão, Wendell, Jussiê, Belletti, entre outros.

E ao final do ano de 2009, mais especificamente no mês de setembro, a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), entidade oriunda da Alemanha, reconhecida pela FIFA, apontou o Cruzeiro sendo o Melhor Clube Brasileiro do Século XX. A entidade levou em conta o desempenho dos clubes ao redor do mundo em competições mediadas pelas federações continentais e só confirmou o que já sabiam todos aqueles que acompanham de perto a bela trajetória do time belo-horizontino.

 

Títulos separados por categorias

    • Campeonatos Estaduais: Campeonato Mineiro 38 títulos, Taça Minas Gerais 5 títulos, Copa dos Campeões Mineiros 2 títulos, Supercampeonato Mineiro, Torneio Início 11 títulos
    • Campeonatos interestaduais: Copa Sul-Minas 2001 e 2002 Copa Centro-Oeste 1999.
    • Campeonatos Brasileiros: Campeonato Brasileiro 4 títulos.
    • Copas do Brasil: Copa do Brasil 6 títulos.
  • Títulos internacionais: Copa Libertadores da América 2 títulos, Supercopa Sul-Americana 2 títulos,  Recopa Sul-Americana, Copa Ouro, Copa Master da Supercopa.
  • Títulos extras: Tríplice Coroa, Melhor Clube Brasileiro do Século XX.

 

Acompanhe todos os jogos do Cruzeiro! - Planos The Mr. TV

 

TheMrTv Futebol Clube. Assista seu time ao vivo

Quer assistir ao vivo campeonatos e jogos como, o Cruzeiro ao vivo, Campeonato brasileiro, a Copa do Brasil e até mesmo o Campeonato Mineiro? A Thermrtv lhe trouxe a solução! Somos uma plataforma de streaming para aqueles que não querem ou não têm tempo para assistir televisão ao vivo. Possuímos mais de 20.000 em conteúdos dispostos em nossa plataforma, possuímos desde filmes e séries até mesmo canais de canal ao vivo. Assista a filmes, séries e jogos do Cruzeiro ao vivo hoje!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Olá, visitante

Previous
Next

A Mr. TV
agradece a sua preferência.