EnglishPortugueseSpanish

Muito mais informaçãointeraçãothe mr. tv

MR. BLOG

Santos Futebol Clube – Uma História de um dos maiores do Futebol Brasileiro

E viva o Peixe!

A data da sua fundação foi 14 de Abril de 1912 na cidade de Santos-SP. A iniciativa da fundação foi tomada pelos três jovens esportistas da cidade de Santos de nome Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior. Os três jovens, depois de realizarem uma reunião no clube Concórdia, decidiram em assembleia pela criação do clube. 

Quanto ao nome que seria dado ao clube surgiu algumas dúvidas porque foram várias sugestões de nomes,entre estas foi sugerido Euterpe,Concórdia, Brasil Atlético e Santos Futebol Clube. Este último, sugerido por Edmundo Jorge de Araújo foi o nome que prevaleceu. Na ocasião escolheu-se as cores branco, azul e dourado para representar as cores do time. Porém,em função da dificuldade de encontrar tecidos desta coloração na época, decidiu-se no dia 31 de março de 1913 que as cores do clube seriam branco e preto. 

O campo da Vila Macuco recebeu o primeiro jogo treino do time no dia 23 de junho de 1912. O adversário do Santos neste jogo foi um time local chamado Thereza Team, que perdeu o jogo para o Santos de 2 a 1 com gols dos jogadores Geraule Ribeiro e Anacleto Ferramenta. Depois disso, em 15 de setembro de 1912, aconteceu o jogo que é considerado o primeiro jogo oficial do time contra uma equipe formada por ingleses com o nome de Santos Athletic Club. Este jogo foi disputado no campo da Avenida Ana Costa (hoje igreja Coração de Maria), com vitória para o Santos e placar de 3 a 2. 

A primeira disputa no futebol paulista disputada pelo Santos veio a convite da Liga Paulista de Futebol no início de 1913. A disputa se deu no dia 1 de junho do mesmo ano contra o Germânia que resultou numa derrota para o Santos de 8 a 1. Logo em seguida o Santos desistiu deste campeonato por falta de recursos para custear despesas das viagens. Porém ,foi neste mesmo ano, logo após desistir de disputar o campeonato estadual, que o Santos entrou no campeonato Santista e conquistou seu primeiro título invicto. 

O Santos FC conquistou seu segundo título exatamente no Campeonato Paulista no ano de 1915 quando voltou a jogar esta competição, assim, sagrando-se Campeão Paulista. Mas nesta ocasião o clube disputou o título com o nome de União FC por questões de ligações a APEA que não permitiu ao clube usar o nome oficial na competição. No ano que se seguiu, em 1916, o Santos disputou novamente o Campeonato Paulista e desta vez foi histórico,pois o clube inaugurou o Estádio da Vila Belmiro. 

No ano de 1956, um menino de 15 anos foi trazido ao Santos por Waldemar de Brito. O nome desse menino era “Pelé” e que mais tarde se consagrou ídolo do clube e maior jogador do mundo. Em 1958 Pelé conquistou o primeiro título para o Santos, ocasião esta que o clube conquistou o Campeonato Paulista. Foi exatamente nesse campeonato que Pelé despontou para se tornar o jogador que se tornou. 

Depois disso, numa escalada ascendente ao lado de Pepe,Coutinho e Dorval, Pelé se mostrou imbatível e trouxe conquistas importantíssimas para o Santos. O Santos Futebol Clube é um dos clubes brasileiros mais bem sucedidos do país e é conhecido mundialmente. Sua fama veio depois de fazer bem feito o dever de casa e conquistar muitos títulos dentro e fora do Brasil na década de 1960. 

O Santos Futebol Clube hoje e antigamente, também é conhecido por ter revelado Pelé que foi o maior jogador do século de acordo com a FIFA, grande artilheiro do Santos e da seleção do Brasil. O clube também revelou outros grandes nomes do futebol brasileiro, entre eles Neymar. 

Outro coisa curiosa que deu notoriedade ao Santos foi o fato do clube ter parado a guerra entre a República do Congo e a República Democrática do Congo e a guerra de Biafra na Nigéria, no ano de 1969 para que as pessoas pudessem ver Pelé e o Santos jogar. 

 

 

Hino

Sobre o hino do Santos, há controvérsias, pois nos primeiros anos do clube, os santistas haviam adotado uma paródia derivada de uma canção entoada por soldados da Inglaterra durante a primeira guerra mundial. Porém, quando Mangeri Neto e Mangeri Sobrinho criaram uma marchinha por nome “Leão do Mar” para homenagear o clube em razão da conquista do Campeonato Paulista em 1955, tudo mudou e essa composição fez muito sucesso no clube. 

 

Mais tarde, em julho de 1957, mesmo com o sucesso da marchinha “Leão do Mar”, Carlos Henrique Paganetto Roma compôs a canção “Sou Alvinegro da Vila Belmiro” que se tornou o hino oficial do Santos e reconhecido oficialmente em 1996. Segue abaixo a letra do hino;

 

Sou alvinegro da Vila Belmiro

O Santos vive no meu coração

É o motivo de todo o meu riso

De minhas lágrimas e emoção

 

Sua bandeira no mastro é a história

De um passado e um presente só de glórias

Nascer, viver e no Santos morrer

É um orgulho que nem todos podem ter

 

No Santos pratica-se o esporte

Com dignidade e com fervor

Seja qual for a sua sorte

De vencido ou vencedor

 

Com técnica e disciplina

Dando o sangue com amor

Pela bandeira que ensina

Lutar com fé e com ardor.

 

Títulos

 

O Santos conquistou vários títulos, brasileiros e internacionais, em sua trajetória. Em 2020 a FIFA elegeu o Santos como o quinto clube em grandeza do século XX. No ano de seu centenário recebeu da FIFA o Prêmio de maior clube Sul-Americano do Século XX em um evento que aconteceu na Câmara dos deputados em Brasília. Também trás a honra de estar entre os três clubes brasileiros que nunca se rebaixou à segunda divisão.

 

Dos clubes brasileiros, o Santos é o que mais disputou com estrangeiros e o único com títulos estadual, nacional, continental e mundial num mesmo ano (1962). É também o único que conquistou tripla artilharia brasileira (Brsileiro, Estadual e Copa do Brasil). Outro feito impressionante do Santos é o número de gols que marcou em jogos mundiais que alcançou a incrível marca de 12 mil. Segue abaixo o resumo de títulos do Santos Futebol Clube;

 

Títulos separados por categorias

  • Campeonatos Estaduais:

Possui 22 títulos do Campeonato Paulista nas temporadas de 1935, 1955, 1956, 1958, 1960, 1961,1962,1964, 2965, 1967, 1968, 1969, 1973, 1978, 1984, 2006,2007, 2010, 2011, 2012, 2015, 2016.

  • Campeonatos Interestaduais:

Possui 5 títulos no Torneio Rio-São Paulo nas temporadas  de 1959, 1963, 1964, 1966 e 1997.

Possui 1 título da Taça dos campeões Estaduais Rio-São Paulo na temporada de 1956

 

  • Campeonatos Brasileiros:

Possui 8 títulos do Campeonato Brasileiro nas temporadas de 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004.

 

  • Copas do Brasil:

Possui 1 título da Copa do Brasil na temporada de 2010.

 

  • Tìtulos Internacionais:

Possui 2 títulos da Copa Intercontinental nas temporadas de 1962 e 1963.

Possui 1 título da Recopa dos Campeões Intercontinentais na temporada de 1968.

 

  • Títulos Extras:

Possui 2 títulos da Quádrupla Coroa nas temporadas de 1962 e 1963.

Possui 2 títulos da Tríplice Coroa nas temporadas de 1964 e 1968.

Possui 1 título de 5º Maior Clube do Século XX da FIFA em 2000.

Bom, a história do Santos é tão grandiosa que impressiona. Mas por hoje vamos ficar por aqui e logo logo a gente se encontra novamente para continuar falando deste clube que fascina. Até breve.

 

 

TheMrTv Futebol Clube. Assista seu time ao vivo

 

Quer assistir ao vivo campeonatos e jogos como, o Campeonato brasileiro, a Copa do Brasil e até mesmo o Campeonato Paulista? A Thermrtv lhe trouxe a solução! Somos uma plataforma de streaming para aqueles que não querem ou não têm tempo para assistir televisão ao vivo. Possuímos mais de 20.000 em conteúdos dispostos em nossa plataforma, possuímos desde filmes e séries até mesmo canais ao vivo. Assista a filmes e séries e jogos ao vivo hoje mesmo na TheMrTv!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Olá, visitante

Previous
Next

A Mr. TV
agradece a sua preferência.